baner_estudio lupa 20190307_135655

O ESTÚDIO LUPA

    Fundado em 2006, por Marco André Favarini e Alexandre Macedo, o Estúdio Lupa está consolidado no mercado com experiência de anos, num segmento especializado de impressão de alta qualidade, onde foi o primeiro laboratório de Fine Art no Rio de Janeiro e o segundo no mundo Certificado pela Hahnemühle.

Seu público alvo são fotógrafos, artistas plásticos, museus, galerias, designers, alunos e outros profissionais que necessitam de imagens de alta qualidade e em grandes formatos, acima de 150 cm, assim como para qualquer pessoa que queira atingir uma excelência em seus trabalhos ou apresentações, documentação, registro ou decoração, oferecendo equipamentos e suprimentos de alta qualidade para uma impressão digital em Fine Art.

Localizado em uma nova sede desde 2019, de fácil acesso na zona sul do Rio de Janeiro, o Estúdio Lupa oferece uma sala de atendimento mais confortável, novos mostruários de papéis e molduras, três impressoras Fine Art (uma com 164 cm de largura, a maior do mercado), Scanner semi- cilíndrico,  além de um espaço expositivo para eventos. Promovendo serviços de qualidade para melhor atender aos seus clientes.

Estúdio certificado pela Hahnemule

O são os estúdios certificados pela Hahnemuhle:

O programa Hahnemule Certified Studio foi criado para apoiar os fornecedores de impressão profissionais a alcançar e manter a excelência na reprodução de arte, arte digital e fotografias.

O Estúdio Lupa foi credenciado por um de técnicos da Hahnemuhle após a conclusão de uma sessão de treinamento e avaliação. Dentre muitos critérios, o estúdio deve ter um nível de educação avançado quanto à capacidade de arquivamento / longevidade de suas impressões, com total competência no fluxo de trabalho de impressão a jato de tinta de belas artes.

Os artistas procuram ativamente um Estúdio Certificado porque eles podem confiar no negócio para fornecer qualidade e consistência em todas as etapas de produção com funcionários treinados.

  • Nível de educação avançado no que diz respeito a arquivabilidade / logenvidade;
  • Competência em fluxo de trabalho de impressão a jato de tinta FineArt;
  • Implementação completa do Fluxo de Trabalho de Gerenciamento de Cores;
  • Implementação padronizadas de correspondência de cores claras softproof-Possibilidades;
  • Conhecimento do processamento não destrutivo de imagens;
  • Uso adequado de impressoras a jato de tintas de belas artes;

Fine Art

O que é Fine art:

Impressão em Fine Art é aquela que segue os padrões de qualidade de produção em fotografias, artes digitais ou obras de arte, garantindo durabilidade, fidelidade e conformidade com as exigências dos fotógrafos, artistas, curadores, salas de exposições e museus. Utilizando tintas com pigmentos minerais e papéis de alta qualidade para em conjunto garantir a durabilidade.

Também chamada de impressão Giclée ou Fine Print, a impressão Fine Art caracteriza-se por ser um processo artesanal, ainda que utilizando equipamentos e insumos de alta tecnologia. Com um processo padrão e não destrutivo dos arquivos para garantir mais qualidade no produto final.

Para cada trabalho, existe uma abordagem técnica, utilizando-se ferramentas tecnológicas como os programas de manipulação de imagem e ajustes de cor, o que faz com que o artista ou fotógrafo tenha oportunidade de acompanhar e ir ajustando suas imagens de acordo com o que nossos equipamentos podem oferecer e que garantem sua durabilidade durante muitos anos.

Giclée

O termo Giclée é o termo genérico utilizado para caracterizar a impressão de uma obra de arte sobre diferentes materiais como a tela, o papel algodão através de uma impressora à jato de tinta de alta definição e de grande formato. Diferentemente, de plotter de produção comercial.

A origem da palavra Giclée vem do verbo francês gicler, que em poucas palavras quer dizer: espirrar, jorrar jatinhos. Essa palavra descreve perfeitamente o processo, onde gotículas de tinta são “espirradas” sobre o material utilizado (tela, papel artístico…).